Você sabe como funciona o sinal do wifi?

4 minutos para ler

Uma das primeiras coisas que fazemos ao chegar na casa de amigos e familiares, é pedir a senha do wi-fi. A internet banda larga já se tornou um serviço essencial em nossa vida, quase tão importante quanto a energia elétrica. Mas como tudo o que se torna corriqueiro, quase nunca paramos para pensar sobre o funcionamento das coisas. Você sabe como funciona o sinal do wi-fi?

A internet sem fio começou a se disseminar na década de 90, quando os primeiros computadores com portabilidade começaram a se popularizar. O wi-fi é um modelo de wireless que foi especificamente desenvolvido para a criação de redes locais sem fio, com uma alternativa mais prática às redes cabeadas de computador.

Com a popularização dos dispositivos móveis, o wi-fi passou a ser a principal forma de conexão em casas, órgãos públicos e estabelecimento comerciais.

Neste post, vamos entender como funciona o sinal de wi-fi e as vantagens que esse tipo de conexão traz para os usuários. Confira!

Como funciona o sinal do wi-fi?

Basicamente, a rede wi-fi utiliza as ondas de rádio comuns para fazer as transmissões de internet, assim como acontece em transmissões de rádio, TV e celulares. Essas ondas são propagadas por meio de um roteador, que recebe esses sinais de uma fonte externa — pode ser a rede cabeada, ADSL, via rádio ou 4G.

O aparelho faz a decodificação e emite por meio de suas antenas. A escolha do roteador tem impacto na velocidade, estabilidade e alcance do sinal, por isso, é importante ter bastante critério na aquisição desse aparelho.

Os sinais emitidos pelo roteador são capturados por aparelhos com receptores wireless — computadores, notebooks, smartphones, TVs, tablets, videogames, receptores de satélite etc. Para que isso seja possível, é necessário que o aparelho esteja dentro do hotspot, que nada mais é do que o raio de alcance desse sinal.

Quis são vantagens da internet via wi-fi?

Ela já faz parte de nosso dia a dia, seja em casa, na faculdade, no trabalho, no shopping e em outros locais que visitamos. Mas, como tudo que se torna rotineiro, nem sempre paramos para pensar nos benefícios que esse serviço nos traz. Veja a seguir algumas das vantagens que o wi-fi traz para o nosso dia a dia.

Utilize em múltiplos aparelhos

Quando as redes locais eram estruturadas via cabos RJ45, para visitar as nossas páginas preferidas, tínhamos que necessariamente estar sentados a frente de um PC. O wi-fi, aliado ao barateamento das tecnologias, deu a oportunidade para nos conectarmos por meio de qualquer aparelho. Além dos notebook e smartphones, podemos conectar em nossas SmarTvs, videogames, relógios inteligentes, receptores, geladeiras, carros e outros objetos.

Ganhe em velocidade

Além da franquia limitada de dados, que pode atrapalhar o consumo de grandes conteúdos, a internet móvel no Brasil, seja 3G ou 4G, não é das mais rápidas. O wi-fi dá a oportunidade de consumirmos conteúdos de alto desempenho e velocidade em nossos smartphones, em qualquer lugar que tenha um sinal disponível.

Ganhe mobilidade

Quer estudar para o vestibular, mas tem muito barulho em casa? Pegue o seu notebook e vá para a biblioteca pública da sua cidade ou da faculdade. Tem um trabalho para entregar, mas não quer perder a viagem com a família ou amigos, certifique-se de que o local disponibiliza o sinal de wi-fi e leve o seu notebook para terminar o seu trabalho no local. O wi-fi é um dos impulsionadores do trabalho e estudo em casa, privilegiando os cursos EAD e o regime home office.

Coloque as suas séries em dia

Quer colocar a sua série em dia ou assistir a um filme deitado em sua cama? O wi-fi permitiu a desvinculação dessas atividades da TV. Se o aparelho de televisão estiver ocupado, basta um dispositivo móvel e uma rede wi-fi para que você consiga acompanhar as suas produções favoritas, em qualquer cômodo da sua casa.

Neste post, vimos como o sinal do wi-fi surgiu, seu funcionamento e as suas vantagens. Para que tudo funcione corretamente e você possa aproveitar todos os benefícios, é importante contar com um provedor de qualidade, que garanta a estabilidade da rede e ofereça bons planos.

E aí? Você já sabia como funciona a internet wi-fi? Deixe um comentário abaixo sobre os benefícios que essa tecnologia traz para o seu dia a dia. Saber a sua opinião é importante para alinharmos os nossos serviços às suas expectativas.

Posts relacionados

Deixe uma resposta