[NOV/19] Sua smart TV não conecta na internet? Veja 5 possíveis soluções

4 minutos para ler

A forma como assistimos TV está mudando radicalmente, se antigamente bastava ligar uma antena e ficar a mercê do que as emissoras nos permitiam assistir, hoje, com a evolução da velocidade das conexões e a multiplicidade de conteúdo com os serviços de streaming, as pessoas estão se acostumando a assistir os seus programas na hora em que querem. Mas o que fazer quando a smart TV não conecta na internet?

Não tem nada mais desagradável do que assistir ao nosso filme ou série favorita picado porque a internet está instável. Ela é o meio pelo qual recebemos os dados, sem essa conexão, nossas horas de diversão ficam comprometidas e temos que voltar para a grade engessada da TV convencional. A falha de sinal pode ser causada por problemas no roteador, na TV, no cabo de rede ou até no seu provedor.

Neste post trazemos 5 dicas para resolver o problema de conexão em sua smart TV. Confira!

1. Reinicie a TV

Às vezes, pode acontecer de o receptor estar travado, por isso, é bom fazer um teste, desligando a TV da fonte de energia. Esse procedimento fará uma reinicialização completa da TV, sem apagar os dados pessoais. Para isso, basta tirar o aparelho da tomada e esperar por 30 segundos até ligá-la novamente. Se a rede não conectar, vá para o passo seguinte.

2. Reinicie o Roteador

O roteador é dotado de um sistema e, assim como um computador, ele também pode travar — o que não é nada incomum. Por isso, para verificar se há um travamento, desligue-o da tomada e espere por 30 segundos até religá-lo.

Se não voltar, você pode reiniciá-lo — todo roteador tem um botão que permite esse procedimento —, mas faça isso apenas se tiver conhecimento suficiente para reconfigurá-lo. Se você não souber reconfigurar um roteador, mas tem boas noções de informática, ligue para o seu provedor e peça para ele passar as instruções sobre como fazer e reinicialização.

3. Use um cabo de rede

O local onde o roteador está influencia na qualidade do sinal que chegará à sua smart TV, por isso, a melhor maneira de conseguir um sinal limpo e estável é com a utilização de um cabo de rede. Com ele, você reduz drasticamente as interferências, aproveitando melhor a velocidade máxima que a sua rede pode chegar e com menos chances de travamentos.

4. Posicione melhor seu roteador

Se a sua TV não tiver uma entrada ethernet para o cabo de rede ou se não for possível cabear o local, a solução é reposicionar o seu roteador ou a sua TV. Isso pode fazer toda a diferença entre ter um sinal precário e um sinal aceitável, que permita a você e sua família assistir os programas preferidos na TV.

As paredes, móveis e eletrodomésticos que ficam entre a TV e o roteador podem impedir o sinal de chegar com qualidade, ou seja, o roteador deve estar sempre o mais próximo possível de sua TV.

5. Troque de provedor

Se a sua internet apresenta constantes problemas de conexão e nenhuma das opções anteriores resolvem a sua situação, o seu problema pode estar no seu provedor atual. Verifique a velocidade da internet que chega à sua casa, há vários sites gratuitos que permitem esse tipo de teste, como o Fast.

Ligue para o seu provedor e pergunte qual a tecnologia que eles utilizam para levar o sinal até a sua casa. Se for o caso, mude para uma operadora que oferece uma conexão baseada em fibra óptica, tecnologia que entrega um sinal muito mais limpo e rápido.

Esperamos que, após a leitura deste post, você consiga resolver os problemas de sinal na sua casa. Se a smart TV não conecta na internet, é hora de acender um sinal de alerta em relação ao sinal que está chegando em sua casa. Uma boa conexão é importante para suportar a demanda de vídeos em alta definição, por isso, capriche na escolha do seu provedor.

Agora que você já sabe como se livrar os problemas de conexão na smart TV, entenda de uma vez por todas a diferença entre roteador e modem.

Posts relacionados

Deixe uma resposta