Qual a posição correta do roteador? Colocar o equipamento no alto melhora o sinal?

4 minutos para ler

Quem tem Internet em casa, provavelmente já sofreu ou ainda sofre com lentidão e travamentos. Em muitos dos casos, nem mesmo o aumento da velocidade do plano melhora a situação. Essa lentidão pode ser causada pela posição em que o roteador se encontra dentro de casa. Parece irrelevante, mas saber a posição correta do roteador é determinante para a qualidade o sinal.

Os roteadores wi-fi nos livraram dos fios, dando liberdade para que pudéssemos acessar a Internet livremente. Porém, temos que lembrar que o sinal propagado por esse aparelho é uma onda de rádio, que está sujeita a interferências como qualquer outra. Por isso, além do posicionamento do roteador, é importante, também direcionar a antena de forma estratégica.

Veja abaixo, algumas dicas para melhorar a qualidade da Internet em sua casa, com mudanças sutis na posição de seu roteador. Confira!

Qual é o local mais indicado para colocar o roteador em casa?

Em uma casa em que a Internet é utilizada por todos, em todos os cômodos, na hora de instalar o seu roteador, prefira a área central. Isso porque, os roteadores têm antenas omnidirecionais, ou seja, que distribuem o sinal em várias direções. Com o roteador centralizado, o sinal se espalhará por todo o ambiente.

É importante colocar o roteador no alto?

Sim, como as ondas de rádio irradiam para frente e para baixo e a maioria dos móveis de uma casa ficam no chão, no alto as ondas encontram menos obstáculos para se espalhar. Em casa de dois andares, posicione o roteador colado ao teto ou no segundo andar. Se não for possível, opte por um repetidor no andar de baixo.

Por que é importante manter à distância de outros eletrônicos?

Boa parte dos produtos eletrônicos utilizam a frequência de 2,4 GHz, que é a mesma utilizada por padrão na maioria dos roteadores. Por isso, é importante manter o roteador longe de aparelhos eletrônicos, evitando interferências e lentidão na rede.

Entre os aparelhos que você deverá evitar colocar o seu roteador perto, estão o micro-ondas, caixas de som Bluetooth, telefones sem fio, babás eletrônicas etc. Além disso, verifique se o seu roteador permite a troca de frequência, para evitar essa interferência. Para saber como fazer essa mudança, entre em contato com o seu provedor, pois cada roteador apresenta uma configuração diferente.

Devo evitar as paredes?

Colocar o roteador em cômodos cercados de paredes grossas é criar obstáculos para que as ondas cheguem aos dispositivos de acesso à Internet. Dê preferência sempre para locais abertos, nos corredores ou próximo a eles. Além das paredes, espelhos, metais e outras superfícies reflexivas, podem impedir a propagação do sinal, pois as ondas serão refletidas de volta de onde vieram, reduzindo o alcance.

O que são repetidores sem fio?

Nem sempre é possível garantir que o roteador esteja no local ideal para que o sinal seja propagado da melhor forma. Além disso, em casas maiores, apenas um roteador, por melhor que ele esteja localizado, pode não dar conta de cobrir todo o ambiente.

Nesse cenário, a melhor opção para aumentar o alcance do wi-fi é utilizar um repetidor de sinal. Esses dispositivos são amplificadores de wi-fi, móveis, que você pode transportar para qualquer local de sua casa e colocar no local em que há a necessidade de maior cobertura de sinal.

Como vimos, é possível melhorar o sinal de Internet de sua casa ajustando a posição correta do roteador. É importante que o seu provedor tenha o preparo para dar as melhores dicas, para que você receba o sinal cada vez mais limpo e aproveite a velocidade de seu plano da melhor forma. Um roteador bem posicionado é bom para todos, para o cliente, que passa a ter uma Internet mais rápida e para o provedor, que reduz o número de chamados.

Gostou do post? Então, aprenda agora mesmo como escolher um bom roteador e tenha uma Internet cada vez mais rápida.

Posts relacionados

Deixe uma resposta