Planos de wifi: 4 critérios para observar na hora da escolha!

4 minutos para ler

A Internet é um recurso indispensável nos dias atuais, utilizamos ela para tudo: comprar, estudar, trabalhar, nos entreter etc. Mas, para que consigamos fazer tudo o que precisamos, temos que caprichar na escolha do plano de wifi, para garantir a velocidade e estabilidade necessária para termos a melhor experiência na web.

A escolha começa pelo provedor, que deve oferecer um bom serviço, com fibra óptica e um bom suporte. Depois, você deve analisar os planos, para garantir que todos em sua casa consigam utilizar a Internet sem travamentos e lentidão.

Para ajudar você escolha, fizemos este post com 4 dicas para que você escolha um bom plano de Internet para a sua casa. Confira!

1. Verifique a velocidade de download

Uma conexão de Internet é pautada em duas velocidades, a de upload, quando arquivos enviados para a Internet e a velocidade de download, relacionada aos arquivos que baixamos. Quando contratamos um plano de Internet banda larga, o nosso foco deve ser a velocidade de download, pois é ela que indica o quão rápida será a sua navegação.

Tipo de consumo de Internet

Para definir a velocidade do seu plano, é importante que você saiba quais são os hábitos de consumo das pessoas que compartilharão a Internet. Podemos separar as pessoas em 3 perfis de consumo:

  • básico — 10MB por pessoa — usuários que utilizam a Internet para atividades simples, como a checagem de e-mails, redes sociais e assistir vídeos esporádicos no YouTube;
  • moderado — 20MB por pessoa — para usuários que além de fazer tudo o que o básico faz, assiste filmes nos aplicativos de streaming, como o Netflix, baixa filmes e utiliza a nuvem com frequência;
  • avançado — 30MB por pessoa — para pessoas que utilizam a Internet para tudo, assistir vídeos, TV, fazem downloads de arquivos grandes e jogar online.

Para escolher o plano ideal, classifique as pessoas de sua cada de acordo com o perfil e some as velocidades.

2. Verifique se há franquia de dados

Alguns provedores de Internet banda larga estão seguindo o caminho das operadoras de Internet, oferecendo planos com franquia de dados. Ao contratar um plano desse, você terá que controlar o consumo das pessoas que utilizam a Internet em sua casa e poderá ter a sua velocidade reduzida ou ter a navegação cortada quando consumir toda a franquia.

3. Analise o suporte oferecido

Por melhor que seja a tecnologia da sua operadora, toda tecnologia está sujeita a falhas esporádicas, seja por problemas técnicos ou por desastres de ordem natural. Como esses problemas nunca chegam com hora marcada, para que você não fique na mão quando mais precisa de Internet, é importante que, na hora de escolher o seu plano de wifi, você verifique se o suporte da operadora é eficiente.

Converse com clientes e pergunte como é o suporte, os prazos para a execução da ordem de serviços e a proatividade dos profissionais. Verifique no site do provedor quais são os canais de comunicação que eles oferecem e entre em contato para avaliar o atendimento.

4. Escolha uma tecnologia veloz e estável

Há várias tecnologias que viabilizam a Internet banda larga: satélite, rádio, cabo de cobre, ADSL e a Fibra óptica. A última opção é a tecnologia mais confiável, que garante uma melhor velocidade e estabilidade da conexão.

Esperamos que você aproveite as nossas dicas na hora de escolher o seu plano de wifi. Considere todas as variáveis e verifique a reputação do provedor. Aqui na Webby Internet, oferecemos planos para todos os perfis de usuários, atendimento personalizado e a melhor tecnologia, a fibra óptica.

Quer saber como ter o melhor plano de wifi em sua casa? Entre em contato conosco e tire as suas dúvidas.

Posts relacionados

Deixe uma resposta