Internet caiu, e agora? Saiba o que fazer nessas situações

4 minutos para ler

É inegável que hoje estamos cada vez mais conectados. Fazemos quase tudo pela internet, desde pedir o gás até pagar as contas. Sem dúvidas isso trouxe grande comodidade e facilidade para o dia a dia. Mas o impacto é enorme quando você percebe que a internet caiu. Se essas quedas forem constantes é ainda mais incomodativo e desagradável. Então é importante saber como agir nessas situações.

Continue a leitura para saber o que fazer se a sua internet caiu e como evitar que isso volte a acontecer.

O que fazer quando a internet caiu?

Perceber que sua conexão não está satisfatória, além dos transtornos causados, nem sempre é um problema tão fácil de ser resolvido. No entanto, existem alguns procedimentos que podem solucionar a questão. Veja a seguir quais são eles.

Confira se todos os sites estão fora do ar

Não é sempre que você encontra uma mensagem de erro no navegador ao entrar em um site que a internet caiu. Em algumas vezes pode ser apenas aquele endereço específico que está com erro ou fora do ar. Portanto, sempre que não estiver conseguindo se conectar em um site ou aplicativo, tente acessar outros para ter certeza de que o problema é realmente a conexão.

Cheque o roteador

Em casos em que você utilizar um wi-fi é importante se certificar de que não tem nenhum problema com o roteador. Pode ser que esteja com dificuldade de transmitir o sinal. Pode, inclusive, ser a posição em que se encontra, que não é a ideal. Procure mantê-lo em um local central do ambiente e com menos obstáculos possível, como paredes.

Verifique o sinal da operadora

Se mesmo depois de fazer as verificações acima ainda persistir o problema, verifique o se o sinal da operadora está chegando corretamente. Pode ter ocorrido alguma falha de sinal ou problema na sua região. Nesse caso, entre em contato com a empresa e acione o suporte para solucionar a interrupção do serviço.

Reinicie o modem

Essa é a dica mais usada para resolver o problema quando a internet cai e, muitas vezes, é bem eficaz. Isso porque, algumas vezes, quedas de energia ou outras interferências podem prejudicar o funcionamento do modem. Portanto, desligue o aparelho por alguns segundos e volte a ligá-lo que provavelmente tudo voltará ao normal.

Como evitar que a internet caia?

Apesar de serem soluções bem simples de serem colocadas em prática, ainda assim, passar pelo inconveniente de ficar sem internet, pelo menor tempo que seja, é bastante desagradável. Seja porque está no meio de uma maratona de sua série favorita no streaming ou seja porque trabalha com a internet. Por isso, veja algumas dicas para evitar que aconteça:

  • avalie a quantidade de aparelhos conectados para ter certeza de que a internet contratada é suficiente para eles;
  • confira se nenhum dos dispositivos está interferindo na conexão, como bluetooth e micro-ondas;
  • proteja a conexão com senhas, isso evitará que outras pessoas não autorizadas utilizem de sua internet e a sobrecarregue;
  • certifique de que o sinal wi-fi está satisfatório ou se é necessário reconfigurar, alterar canal ou mudá-lo de lugar;
  • atualize os softwares dos equipamentos sempre que necessário.

Enfim, em um mundo cada vez conectado pode ser um grande problema perceber que sua internet caiu. Nem sempre é tão fácil solucionar e em algumas situações será necessário recorrer à assistência técnica. No entanto, muitas das vezes é possível seguir as dicas que demos neste artigo e voltar a ficar online. Coloque-as em prática!

Este post foi útil para você? Então compartilhe em suas redes sociais e ajude mais pessoas a solucionar seus problemas de conexão.

Posts relacionados

Deixe uma resposta