7 dicas práticas para estudar online com sucesso!

6 minutos para ler

Você quer tirar uma boa nota nas provas e trabalhos da faculdade? Quer seguir a carreira pública e passar em um concurso? Precisa se esforçar para ser aprovado no vestibular? Em todas essas situações, estudar online é uma excelente alternativa!

É claro que os livros ainda têm o seu valor, mas, hoje em dia, é raro encontrarmos qualquer conteúdo que não tenha milhares de materiais gratuitos disponíveis para estudo na Internet. Porém, para ter êxito nos estudos online, é preciso ter organização e disciplina.

A seguir, apresentaremos uma série de dicas para você que deseja estudar online e conquistar os seus objetivos. Siga conosco e confira!

1 . Conheça a sua rotina

O primeiro passo para ter êxito ao estudar online é conhecer a sua própria rotina. Você precisa compreender quais são os melhores horários para você estudar.

Imagine, por exemplo, que você vai para a faculdade de manhã e tem a tarde e a noite livres. Porém, durante o período noturno os seus pais estão em casa e eles conversam alto, assistem televisão etc.

Se durante a tarde você fica sozinho em casa, é muito mais vantajoso estudar online nesse período, quando ninguém incomodará você, que poderá usufruir do silêncio para se concentrar mais e ter mais resultados positivos.

2. Escolha o seu local de estudo

Também se recomenda que você escolha o seu local de estudos de forma estratégica. Antes de mais nada é preciso observar se o lugar tem uma boa infraestrutura para você conectar o seu notebook ou tablet e se ele é confortável.

Se você escolher o seu quarto para estudar, é interessante, caso você não tenha, adquirir uma escrivaninha ou mesa de escritório, para que possa se sentar confortavelmente e de forma segura.

Isso se justifica porque, usar o notebook na cama, por exemplo, pode prejudicar o funcionamento do equipamento no futuro. Além disso, dificilmente você sentará em uma postura adequada e isso pode causar sérios problemas na coluna, em médio e longo prazo.

3. Verifique a sua conexão

É impossível estudar online sem ter uma boa conexão com a Internet. Portanto, sempre verifique se a velocidade que você está recebendo é exatamente a contratada com a empresa fornecedora.

A sua conexão precisa ser estável, para evitar pausas nos estudos, para consertar algum defeito nos equipamentos, por exemplo. Além disso, você também poderá fazer o download de e-books, vídeos e outros materiais didáticos mais facilmente, se tiver uma Internet adequada.

Com uma boa Internet, você também pode falar em tempo real com colegas e professores, nos casos de cursos EAD.

4. Monte um plano de estudos

Ao estudar online, você também precisa montar um plano de estudos, para que possa absorver mais facilmente os conteúdos. Vamos supor que você está estudando para um concurso que tem provas de língua portuguesa, matemática, legislação e conhecimentos específicos, por exemplo.

Nesse caso, você pode dedicar um dia da semana para estudar cada uma dessas disciplinas. Assim, você não cansa de ver sempre um conteúdo com a mesma temática e consegue abranger todas as áreas que você precisa dominar para se dar muito bem na prova que será realizada.

O seu plano de estudos também precisa ser criado de modo que todos os conteúdos possam ser estudados dentro do seu prazo. Se você for fazer uma prova de concurso daqui a 3 meses, por exemplo, deve desenvolver uma rotina que englobe tudo o que você precisa estudar, sem que nada fique de fora. Dessa maneira, você garante que nada passará despercebido e fazer falta quando chegar o momento de demonstrar os seus conhecimentos.

5. Selecione uma técnica de estudo

Também é interessante adotar uma técnica de estudos, para que você possa ter mais sucesso e alcançar o seu objetivo. Existem várias metodologias que podem ser adotadas, como a pomodoro.

Pomodoro é uma palavra em italiano, que significa tomate. O nome foi escolhido pelo criador, Francesco Cirillo, que utiliza um timer de cozinha, no formato de um tomate, para controlar o seu tempo.

A técnica é bastante simples: se estuda por 25 minutos, sem parar. Depois disso, se faz uma pausa de 5 minutos. Nesse período, você pode levantar do seu local de estudos e fazer uma caminhada, ir ao banheiro, fazer um lanche etc.

Na volta, estuda por mais um período de 25 minutos e, assim sucessivamente, sempre fazendo as paradas. Ao fazer essas pequenas pausas, o seu cérebro consegue “respirar” e você evita deixá-lo sobrecarregado de informações, o que dificulta o aprendizado.

6. Evite as distrações

A Internet tem uma infinidade de conteúdos para quem quer estudar online, mas também é a terra da distração. É preciso ter disciplina para não cair em tentação e passar horas assistindo séries no Netflix, conversando com os amigos no WhatsApp ou vendo acessando conteúdos nas redes sociais.

É claro que você pode fazer tudo isso, mas no momento certo. Hora de diversão é hora de diversão e hora de estudar é hora de estudar. Cada coisa no seu tempo! Essa é a chave para o sucesso.

7. Use os recursos da tecnologia

Estudar online é uma experiência muito rica, tendo em vista que você poderá utilizar os mais diversos tipos de materiais para compreender os conteúdos. No YouTube, por exemplo, existem diversos canais de educação, que trazem vídeos com professores ensinando disciplinas variadas.

Você também pode acessar bibliotecas online e gratuitas e acessar e-books completos, para aprimorar os seus estudos e servir como referência para elaborar trabalhos da escola ou faculdade.

Outra dica interessante é acessar o Google Acadêmico. Trata-se de uma versão acadêmica do maior buscador do mundo, que mostra resultados de artigos científicos publicados em revistas, livros e outros materiais com foco nos estudos e não na busca geral.

Gostou das nossas dicas? Siga todas elas à risca e tenha muito mais sucesso ao estudar online. Assim, temos a certeza que as notas altas e o aprendizado constantes estarão garantidos em sua vida.

Continue conosco e confira agora o nosso artigo que traz 5 dicas para otimizar o uso da Internet no seu dia a dia.

Posts relacionados

Deixe uma resposta