Aprenda como escolher roteador e garanta uma internet mais rápida

6 minutos para ler

Você já parou para pensar sobre como a internet está presente em nossas vidas? Se antigamente os ambientes físicos e digitais se separavam, hoje eles estão tão próximos, convergindo entre si que é difícil entender onde um termina e o outro começa. Utilizamos a internet para mandar mensagem para amigos e familiares, navegar nas redes sociais, fazer pesquisas, assistir a filmes e séries, ouvir música, entre tantas outras atividades.

Para que tudo isso seja feito com qualidade, a internet precisa ser rápida e saber como escolher roteador é fundamental para uma boa conexão. É por conta disso que você deve se cercar de cuidados ao comprar esse tipo de equipamento.

Pensando em ajudar nesse momento, escrevemos este post para você. Continue a leitura e entenda o que é, para que serve e como escolher roteador!

O que é um roteador e para que ele serve?

É bem provável que já tenha visto um roteador. Mais provável ainda que tenha um em casa ou no trabalho. Mas você sabe para que ele serve? Então, vamos a uma explicação prática!

O roteador é um equipamento utilizado para conectar diferentes redes de computadores entre si. Sendo assim, o equipamento é o responsável por conectar uma rede local à rede de internet.

Quando você contrata um plano de internet para a sua casa, por exemplo, precisa adquirir um roteador para que o serviço contratado seja captado e possa ser distribuído para os seus equipamentos, como computadores, celulares, tablets, smart TVs, etc.

Por que devo escolher um roteador compatível com a velocidade da minha internet?

Quando for escolher um roteador é preciso que você tenha conhecimento sobre a velocidade da sua internet. Nas conexões sem fio é bastante comum que as conexões não sejam estáveis e rápidas, não por culpa da operadora contratada, mas sim, por causa do roteador que não é adequado.

Existem diferentes modelos de roteadores, com diferentes capacidades de captação e distribuição da internet. Assim, se você comprar um equipamento que oferece velocidade X, mas tem um plano de internet com velocidade X+1, não poderá utilizar o pacote contratado em sua totalidade.

É por isso que conhecer sobre a velocidade da sua internet é tão importante para saber como escolher roteador mais adequado para a sua casa.

Por que o roteador deve ser trocado com regularidade?

Outro ponto que deve ser levado em consideração é que o roteador precisa ser trocado com regularidade. Pare e pense! Há cinco anos, o que estava conectado na internet da sua casa? Com certeza, você tinha um computador e, no máximo, alguns celulares da sua família que utilizavam a rede wi-fi para conectar na internet.

Mas e hoje em dia? É bem provável que agora você tenha uma smart TV, caixas de som conectadas à internet, eletrodomésticos inteligentes, entre outros tantos equipamentos, né? Não adianta ir contra isso, a tendência é que cada vez mais objetos sejam conectados, o que chamamos de “internet das coisas”.

Pensando nisso, será que o seu roteador, que era adequado há 5 anos ainda, é o mais indicado hoje em dia? Provavelmente não. E isso acontece porque o número de equipamentos que ele precisa distribuir internet ao mesmo tempo aumentou.

É por esse e outros motivos que o roteador deve ser trocado com regularidade. De tempos em tempos, caso você perceba que a conexão da sua casa não esteja boa e a operadora afirmar que não há erro no fornecimento de internet, é bem provável que o seu roteador já esteja na hora de ser substituído. Foi bom enquanto durou, mas thank you, next…

Quais itens devem ser considerados ao escolher um roteador?

Se você deseja aprender como escolher roteador, precisa levar em consideração uma série de fatores. Não dê bobeira e veja quais são os principais deles!

Tamanho da casa

O alcance dos roteadores varia de um modelo para outro, mas geralmente se mantém uma média de 100 metros de alcance. Apesar disso, alguns obstáculos, como móveis e paredes, podem bloquear a passagem das ondas.

Se você mora em um apartamento pequeno, não precisa se preocupar muito com isso. Agora, se vive em uma casa que tem mais de um andar, por exemplo, precisa comprar um roteador que tenha um alcance maior ou, até mesmo, mais de um equipamento para o mesmo imóvel.

Frequência

A maior parte dos roteadores têm uma frequência de 2,4 GHz, podendo trabalhar em até 16 canais diferentes. Nas casas em que só há um roteador, esse modelo costuma ser suficiente.

Porém, a realidade não é a mesma para quem mora em prédios. Nos condomínios, em que cada apartamento tem um roteador, pode haver interferência entre os sinais dos vizinhos. Poxa, vizinhos!

Por isso, é recomendado que você compre um roteador que trabalhem duas frequências: a de 2,4 GHz e a de 5 GHz.

Quantidade de antenas

As versões mais recentes de smartphones da Apple e da Samsung contam com uma tecnologia chamada MIMO, que é responsável por captar os sinais de várias antenas de uma rede ao mesmo tempo. Só não vale confundir com o mimo recebido pelas blogueiras, ok?

Essa captação faz com que a transferência de dados seja mais segura e rápida. Por isso, também convém comprar roteadores que tenham mais de uma antena, tendo em vista que seus dispositivos terão um melhor funcionamento.

Aparelhos conectados

Como já comentamos, atualmente, muitos equipamentos utilizados no lar são conectados à internet e não apenas os computadores e celulares. Sendo assim, uma pessoa que mora sozinha e utiliza poucos aparelhos conectados por vez, até pode utilizar um roteador com menos potência.

Agora, se o local em que a internet é utilizada é a casa de uma família com três pessoas ou mais, em que todos usam a internet ao mesmo tempo, é preciso escolher um equipamento mais potente.

Segurança

Alguns roteadores mais antigos têm uma tecnologia muito antiga, já defasada e são mais vulneráveis a invasões de hackers na sua rede, por exemplo. Por isso, quando for comprar um roteador, também leve em consideração a questão da segurança.

Para ter uma boa conexão, além de saber como escolher roteador, você também precisa ter um bom plano de internet. A Webby Internet é uma provedora que atende 17 cidades no estado de São Paulo, com excelente qualidade e está à disposição para oferecer uma conexão excelente para você. Agora, eu vi vantagem!

Achou que nossos serviços acabaram por aqui? Achou errado! Nos acompanhe nas redes sociais e saiba mais. Estamos no Facebook, no LinkedIn e no Instagram!

Posts relacionados

Deixe uma resposta